Odontopediatria
A infância é uma fase extremamente importante para o cuidado da saúde bucal. A odontologia pediátrica é a área criada especialmente para ajudar na prevenção e acompanhamento dos dentinhos da criança, além da orientação necessária aos pais.
Orientação da gestante e conscientização dos
cuidados com a sua saúde bucal e a do bebê;
Monitoramento dos primeiros
dentinhos da criança;
Acompanhamento da queda dos dentes de leite
e nascimento dos dentes permanentes;
Controle e prevenção de doenças bucais infantis, como
candidíase e estomatites, cárie e gengivite, por exemplo;
Atendimento da criança para execução de
limpeza e manutenção da saúde bucal;
Prevenção e tratamento das maloclusões que podem
ficar evidentes, ainda dentro da primeira dentição;
Se necessário, intervenção curativa, realizando-se
restaurações e tratamento específicos para crianças;
Riscos de não se levar a
criança a um odontopediatra;
O cuidado com a saúde bucal pode se tornar traumatizante para uma criança se não for feito por um profissional especializado no atendimento infantil.
O controle mecânico da placa bacteriana através de medidas profilaxia profissional mensal tem por objetivo diminuir os efeitos do desafio cariogênico. A conscientização e motivação em saúde bucal da criança e seu núcleo familiar visa levá-la a uma adolescência autossuficiente com melhor qualidade de vida.
Profª. Drª. Claudia Akemi Nacamura
Odontopediatra
CRO-SP 42577
Mestrado e Doutorado
UNISAGRADO
Ciclo Dentário
Existem muitos cuidados que devem ser tomados com os dentes da criança desde os primeiros meses. Esses cuidados são essenciais na prevenção de problemas futuros. Veja abaixo os principais cuidados em cada etapa da infância.
Até 6 meses
O aleitamento materno é muito importante para que o desenvolvimento da arcada dentária e das funções mastigatórias seja satisfatório.
Começam a nascer os primeiros dentinhos de leite. Evite adicionar açúcar aos alimentos. Nunca deixe a criança dormir com a mamadeira na boca. Use pasta dental com flúor com quantidade adequada. Por volta do primeiro aniversário, em que já estão presentes os primeiros dentinhos é o melhor momento para agendar a primeira consulta ao odontopediatra. Esta é a hora de combater o uso de chupetas, dedo na boca e mamadeira!
Continue a usar pasta dental infantil com flúor. Leve a criança ao odontopediatra para avaliar o formato das arcadas e o posicionamento dos dentes. Avalie a necessidade de um fonoaudiólogo. Nesta faixa etária, as crianças caem muito. Por isso, em caso de trauma, é sempre bom levar ao dentista. Os hábitos alimentares começam a mudar devido a socialização da criança (escolas, festas etc.) É importante verificar onde encontram-se os riscos para eliminá-los e evitar a instalação de cárie e gengivite também nesta etapa!
Começa a troca dos dentes de leite. O primeiro molar permanente erupciona sem a queda de um dente de leite. Deve-se evitar lanchinhos entre as refeições. A criança começa a escovar os dentes tendo a supervisão de um adulto. Não deixe de visitar o dentista três vezes ao ano, de 4 em 4 meses.
Horário de atendimento
Segunda a quinta-feira:
8h às 12h e das 14h às 20h
Sexta-feira:
8h às 13h
Rua Capitão Gomes Duarte, 19-16
Vila Nova Cidade Universitária
Bauru-SP CEP: 17012-226
(14) 3234-2511
(14) 3234-3706
(14) 3223-3099